31 de mai. de 2013

Memorial do Cartaz do Círio 2013.

Nenhum outro cartaz ilustrou, com tanta precisão, o tema central do Círio, como o belíssimo cartaz deste ano. O tema “A Igreja em oração, unida a Maria, Mãe de Jesus”, proposto por nosso Arcebispo metropolitano, Dom Alberto Taveira Correa, vem aqui ilustrado pelos principais templos marianos de nossa cidade: a Catedral Metropolitana de Nossa Senhora de Belém e a Basílica-Santuário de Nossa Senhora de Nazaré. Elas aparecem aqui como que geminadas, pois, de fato, o são pela comum devoção à Santíssima Mãe de Deus.

O célebre templo de Landi é a Casa dos Apóstolos. Lá está a cátedra do Bispo, donde ele ensina o Povo de Deus, confiado ao seu pastoreio, pois – como ensina a Igreja - ele “é Mestre da verdade e Doutor da fé”, no Espírito Santo.

A igreja de Coppedé é a Casa de Maria. Aqui, o mesmo Povo de Deus acorre para encontrar-se com a Virgem, que os conduzirá ao coração de Jesus – ela, “Lírio Mimoso do mais suave perfume”.

Ao centro, está a Imagem Peregrina. Ela é o motivo daquele cenáculo aberto que é o Círio de Nazaré. São palavras do Servo de Deus João Paulo II reportadas pelo nosso Arcebispo na sua Mensagem: “A partir de Pentecostes, começa aquela caminhada de fé, a peregrinação da Igreja através da história dos homens e dos povos. É sabido que, ao iniciar-se essa caminhada, Maria se encontrava presente. Nós a vemos no meio dos Apóstolos no Cenáculo de Jerusalém, “implorando com as suas orações o dom do Espírito”.

A tiragem prevista é de 900 mil exemplares.

Obras Sociais da Paróquia de Nazaré e a Diretoria da Festa agradecem o serviço voluntário dos fotógrafos Jel Brelaz (Imagem Peregrina) e Marcel Chaves (as duas igrejas), bem como o da Mendes Comunicação, que, pela 22ª vez, elaborou a peça publicitária de maior divulgação da maior festa católica do Planeta, o Círio de Nossa Senhora de Nazaré.

Padre José Ramos das Mercês – Reitor da Basílica-Santuário de Nazaré