24 de jul. de 2009

Círio, de Belém, é notícia no site da Arquidiocese do Rio de Janeiro.

Círio de Nazaré no Rio recebe apoio do prefeito.
Leanna Scal

Símbolo da maior manifestação religiosa do povo paraense, o Círio de Nazaré estará presente pela primeira vez no Rio de Janeiro entre os dias 19 e 21 desetembro.

Há três anos começou o trabalho da diretoria responsável pelo Círio de Nazaré de apresentá-lo para as capitais do país, em forma de exposição. Isso já aconteceu em Brasília e São Paulo, a terceira capital escolhida foi o Rio de Janeiro. Em reunião realizada no dia 6 de julho com o prefeito Eduardo Paes, o Arcebispo do Rio de Janeiro Dom Orani João Tempesta conseguiu um grande feito: - Com apoio da prefeitura não vamos realizar somente uma exposição, vamos fazer algo a mais. Junto com a exposição do Círio, que já acontece nas capitais, será feito um trabalho pastoral, disse o Arcebispo.

Realizado em Belém do Pará há mais de dois séculos, o Círio de Nazaré é uma das maiores procissões católicas do Brasil que reúne, anualmente, cerca de dois milhões de romeiros numa caminhada de fé pelas ruas da capital do estado. É um espetáculo grandioso em homenagem a Nossa Senhora de Nazaré, a mãe de Jesus e a ideia é disseminar essa festa ao povo brasileiro.De acordo com Dom Orani, a exposição do Círio será montada na Catedral Metropolitana do Rio de Janeiro. A imagem vai chegar ao Aeroporto do Galeão no dia 19 de setembro e irá em carreata até a Catedral onde será celebrada a missa. À noite, haverá Procissão Luminosa até a Candelária. No dia seguinte a programação será extensa com missa pela manhã transmitida pela TV Brasil, procissão marítima, dentre outras celebrações.

Como não poderia ficar de fora, no dia 21 de setembro, a imagem vai para o Santuário do Cristo Redentor e seguirá de helicóptero até o aeroporto. Todo projeto foi informado ao prefeito durante a reunião, assim como um vídeo com as imagens da festa do Círio de Nazaré realizada em Belém, Eduardo Paes não hesitou: com certeza será uma honra para a cidade receber o Círio de Nazaré e eu faço questão de acompanhar a procissão. Vou aproveitar a ocasião e fazer uma promessa a Nossa Senhora de Nazaré para que consigamos que o Rio de Janeiro seja a sede da Jornada Mundial da Juventude em 2013.

Animados, o prefeito e o Arcebispo do Rio acertaram os detalhes com os diretores responsáveis pela festa e com o Senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA), que também acompanhou a reunião. Ao final do encontro, o prefeito recebeu do diretor coordenador Antonio César Neves uma imagem de Nossa Senhora de Nazaré que foi abençoada por Dom Orani.