27 de mai de 2011

O Cartaz do Círio 2011.



Foi apresentado hoje, na Praça Santuário de Nazaré, pelo Arcebispo de Belém, D. Alberto Taveira Corrêa, o Cartaz do Círio 2011.
Na ocasião, o Padre José Ramos, Reitor da Basílica-Santuário de Nazaré e presidente da Diretoria da Festa de Nazaré, fez a seguinte explanação, que reproduzimos.
O cartaz, desde o ano de 1991, é criação da Mendes, agência voluntária do Círio.

“Entre os muitos símbolos marcantes da história do Círio de Nossa Senhora de Nazaré, de Belém do Pará, o CARTAZ tem assumido ao longo dos anos um importante papel na apresentação desta que é a maior festa religiosa do Mundo. Passou de uma simples peça de divulgação a uma verdadeira obra de arte, com local de destaque em todos os lares, repartições públicas, empresas, etc., não só no Pará como nos outros Estados brasileiros.

A grande procura e, consequentemente, o aumento de sua tiragem a cada ano mostram bem esta realidade. Pesquisas conjuntas do DIEESE/PA e Diretoria da Festa de Nazaré apontam que, em 2011, o cartaz do Círio vai bater um novo recorde: serão confeccionados 880 mil exemplares, a maior tiragem nos últimos 12 anos.

O primeiro Cartaz do Círio de que se tem notícia foi produzido em 1882; festeja, portanto, 129 anos de criação. Mas o Cartaz 2011 quer honrar a Virgem de Nazaré ilustrando a grandiosidade de sua Festa homenageando as pessoas que fazem com que o Círio seja a maior procissão católica do Mundo. Donde a grande novidade: o fundo do Cartaz consiste numa espécie de mosaico feito com fotos doadas espontaneamente pelos próprios fiéis.

Na verdade, essa ideia desenvolvida pela Mendes Comunicação quer ilustrar o cumprimento daquela profecia cantada pela própria Virgem Nazarena: “Todas as gerações, de agora em diante, me chamarão feliz, porque o Poderoso fez para mim coisas grandiosas” (Lucas 1, 48-49).

Feliz Círio a todos!”