29 de mai. de 2014

CARTAZ DO CÍRIO É LANÇADO EM PRAÇA PÚBLICA.


Foi apresentado ontem ao público reunido na praça em frente à Basílica-Santuário de Nazaré, o Cartaz do Círio, um dos maiores ícones da maior procissão religiosa do mundo.

A apresentação foi feita pelo arcebispo de Belém, dom Alberto Taveira, que presidiu a comissão que aprovou o layout do cartaz criado pela Mendes com a direção de arte de Maria Alice Penna.

O cartaz do Círio é, certamente, o de maior tiragem dos posters religiosos do Brasil: estima-se que serão impressos, neste ano, 900 mil exemplares.

Segundo o DIEESE (Departamento Intersindical de Estudos Econômicos), o número de cartazes do Círio cresceu 157% entre 2000 e 2014. No ano passado, a tiragem foi de 890 mil cartazes.

A multidão ocupou a praça-santuário para ver o Cartaz. Chovia, os guarda-chuvas foram abertos, mas a multidão não arrastou pé, como se diz. Foram distribuídos 8 mil cartazes ao fim do evento.

A tradição do cartaz do Círio começou em 1882, há 132 anos. A Mendes vem criando e produzindo essa peça desde 1991, há 23 anos.